• GLOSSÁRIO DE A á Z

QUER SABER O QUE SIGNIFICA?

Preparamos um Glossário para ajudar você.
Confira!

Acidente Pessoal
Todo evento, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física, por si só, e independentemente de qualquer outra causa, com data e ocorrência perfeitamente caracterizadas, que torne necessária a internação hospitalar.

Aditivo
Documento que expressa alteração no contrato.

Agravo
Acréscimo percentual aplicado ao valor da mensalidade ou prêmio de seguro do proponente e/ou ao de seus dependentes e agregados, quando expressamente solicitado pelo titular, objetivando conceder-lhes cobertura, nos termos das Condições Gerais.

Aniversário
Data do término do prazo de vigência do contrato ou de cada renovação deste.

Anti-seletividade
Processo de seleção que aumenta o risco e conseqüentemente a freqüência à utilização do seguro.

Aporte
É o valor da contribuição efetuada para o plano.

Beneficiário
É a pessoa física ou jurídica a favor da qual é devida a indenização em caso de sinistro. O beneficiário pode ser certo (determinado) quando constituído nominalmente na apólice; incerto (indeterminado) quando desconhecido na formação do contrato.

Benefício
Importância que o segurador deve pagar na liquidação do contrato e que consiste em um capital ou renda. O benefício, no seguro de vida, corresponde à indenização no seguro de bens. A soma estipulada como benefício não está sujeita às obrigações ou dívidas do segurado.

Boletim de Ocorrência Policial
Documento expedido por autoridade policial atestando danos pessoais ou perdas materiais derivadas da ação de terceiros e de danos da natureza, descrevendo a ocorrência do acidente. Documento indispensável ao encaminhamento de determinadas reclamações de sinistros.

Bônus
É o desconto especial concedido ao segurado por apresentar, em determinado período de tempo, experiência satisfatória para com a seguradora.

Cancelamento de Apólice
É a dissolução antecipada do contrato de seguro, de comum acordo, ou em razão do pagamento do valor da apólice ao segurado. O cancelamento quando decidido só pelo segurado ou pelo segurador, quando o contrato o permite, chama-se rescisão.

Capital Segurado
É a importância em dinheiro fixada na apólice, correspondente ao valor máximo estabelecido para o objeto do seguro. Pode ser fixo, quando a indenização é paga integralmente (seguros de vida, por exemplo) ou proporcional, quando a indenização é apurada segundo os prejuízos sofridos pelo objeto segurado (ramos elementares, em geral).

Carência
Período de tempo, corrido e ininterrupto, contado a partir da data de início de vigência das coberturas contratadas, durante o qual o usuário não goza do direito às coberturas do plano contratado.

Caso Clínico e/ou Cirúrgico em Fase Aguda
Doença ou lesão, com evolução curta e nítida que, no momento do atendimento, acarreta sofrimento físico intenso ou risco imediato à vida.

Cirurgia Eletiva ou Programada
Atendimento prestado ao segurado, sem que ocorra risco de vida imediato, ou seja, são cirurgias em que o segurado pode aguardar e realizá-las em data mais oportuna.

Cobertura
Garantia, dentro dos limites e modalidades previstas em contrato, do pagamento das despesas relativas ao sinistro por conta e ordem do contratante, diretamente às pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços.

Cobertura Parcial Temporária (CPT)
Tendo sido identificadas pela operadora, quaisquer doenças ou lesões preexistentes à aceitação da proposta, seja através da Declaração de Saúde, seja mediante exame médico para avaliação do risco, a Cobertura Parcial Temporária é aquela concedida ao usuário durante os primeiros 24 meses de vigência, excluindo todos os atos de natureza cirúrgica, internação em leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade, conforme o Rol de Procedimentos Médicos previsto na regulamentação editada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e que tenham relação direta com a doença ou lesão objeto da Cobertura Parcial Temporária. Haverá cobertura, nestes casos, somente para as urgências e/ou emergências, limitada até as primeiras 12 horas de atendimento.

Companheira
É a mulher que vive em estado conjugal, sem que esta situação tenha sido oficializada pelo matrimônio. A companheira é passível de ser indicada como beneficiária do seguro de vida ou acidentes pessoais, sem que haja risco de nulidade da designação, desde que tal condição esteja devidamente registrada, de conformidade com regulamentação própria. Não confundir companheira com concubina.

Concubina
Amante, amásia. O concubinato pode dar causa à nulidade da instituição de uma concubina como beneficiária de um homem casado, na constância da sociedade conjugal, tanto em seguros de vida quanto de acidentes pessoais. Não confundir concubina com companheira.

Condições Gerais
Documento no qual estão descritos, detalhadamente, os direitos e obrigações da seguradora e dos segurados.

Condições Gerais do Seguro
São as cláusulas da apólice que têm aplicação geral aos riscos da mesma natureza.

Congenicidade
Anomalia que existe desde o nascimento, tenha o contratante conhecimento ou não, podendo ser hereditária ou resultante de alguma influência ocorrida durante a gestação, inclusive por ocasião do parto.

Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)
Órgão de cúpula do Sistema Nacional de Seguros Privados, de deliberação coletiva, ao qual compete, privativamente, fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados e regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização daqueles que exerçam atividades subordinadas ao Decreto-lei nº 73/66, para tanto praticando todos os atos relacionados no artigo 32 do referido decreto-lei, retificado pelo Decreto-lei nº 296/67.

Consultas Médicas
Encontro do segurado em consultório com o médico, visando a prestação de assistência e tratamento médicos. A consulta consiste em exames clínicos, interpretação de exames complementares para diagnósticos e prescrição terapêutica (receita médica).

Co-participação
Parte efetivamente paga pelo consumidor referente à realização do procedimento.

Corretor
Profissional autônomo, pessoa física ou jurídica, devidamente habilitado e registrado na SUSEP, para intermediar e promover contratos de seguro.

Data Base
Dia e o mês de início da vigência do contrato do titular, o qual servirá de base para que, anualmente, seja aplicada a reavaliação do prêmio, em decorrência da variação dos custos médico-hospitalares, de administração e de comercialização.

Data de Adesão
Dia subsequente à quitação, na rede bancária, do primeiro prêmio mensal.

Declaração de Saúde
É o formulário no qual o proponente do seguro de vida, individual ou em grupo, presta as informações sobre o seu estado de saúde e por elas se responsabiliza, sob as penas previstas no Código Civil, substituindo o exame médico.

Dependentes Seguráveis (Plano Empresarial)
Cônjuge ou companheiro(a) e filhos solteiros de 24 anos ou inválidos, enteados e o menor que, por determinação judicial, esteja sob guarda ou tutela do segurado.

Doença Crônica
Doença de caráter progressivo, com lesão anátomo-patológica irreversível, sem apresentar expectativa de cura.

Doença ou Lesão Preexistente – DLP
Considera-se Doença ou Lesão Preexistente aquela que o segurado ou seu responsável saiba ser portador ou sofredor à época da contratação do seguro.

Emergência
Considera-se emergência, exclusivamente, a situação causada por evento que caracterize risco imediato de vida ou de lesão irreparável ao usuário.

Estipulante
Pessoa jurídica (empresa) que admite a contratação de seguro por Estatuto ou Decisão Administrativa, ficando investida dos poderes de representação dos segurados perante a seguradora, devendo ser encaminhado à ela, todas as comunicações ou avisos.

Evento
Ocorrência de natureza aleatória capaz de, por si só e independentemente da vontade do usuário, causar-lhe, ou a qualquer dos dependentes ou agregados incluídos no contrato, lesão ou doença que implique a necessidade de efetivação de um ou mais atendimentos.

Evento Coberto
Todo conjunto de ocorrência e/ou serviços de assistência médico-hospitalar verificados após o inicio da cobertura e depois de cumpridos os prazos de carência previstos nas Condições Gerais e em seus aditivos.

Exame Médico para Avaliação do Risco
Exame realizado pelo usuário, titular, dependente ou agregado, quando exigido pela operadora, para definição dos eventos que terão cobertura parcial temporária ou do acréscimo percentual do prêmio a ser cobrado do usuário.

Exames Complementares
Exames decorrentes da consulta, solicitados pelo médico para esclarecer ou elucidar o diagnóstico e/ou o controle de doença.

Franquia
Valor estabelecido no contrato até o qual a operadora não tem responsabilidade de cobertura, quer nos casos de reembolso ou nos casos de pagamento à rede credenciada.

Grupo Segurado
Conjunto de pessoas efetivamente aceitas no seguro.

Grupo Segurável
Conjunto de pessoas devidamente caracterizado na apólice, homogêneo em relação a uma ou mais características.

IGPM – FVG
Sigla que significa Índice Geral de Preços do Mercado, da Fundação Getúlio Vargas. É o indexador atualmente utilizado nos planos de previdência. O objetivo principal de sua utilização é fazer com que as contribuições e benefícios do plano sejam corrigidos monetariamente.

Inclusão de Segurado
Aceitação, pela seguradora, do proponente e seus dependentes à condição de segurado.

Indexador
É o índice contratado para atualização monetária de valores.

Internação Hospitalar
Internação motivada por evento que, por sua gravidade ou complexidade, exija tratamento clínico ou cirúrgico.

Internação Hospitalar Cirúrgica
Internação decorrente de eventos que exigem ato cirúrgico.

Internação Hospitalar Clínica
Internação decorrente de eventos que não exigem ato cirúrgico.

Internação Hospitalar Programada ou Eletiva
Internação verificada em razão de eventos que demandam internação e tratamento não considerados emergência ou urgência.

Investigação Diagnóstico Eletiva
Realização de exames que não demandam urgência ou emergência.

Limite de Reembolso
Valor máximo reembolsável resultante da aplicação do múltiplo de reembolso do plano de seguro contratado, sobre a quantidade de unidade de serviço referente a cada procedimento, constante em tabela, não podendo ser superior ao valor pago pelo segurado.

Livre Escolha
Direito do contratante de escolher qualquer prestador de serviços legalmente habilitado, mesmo que não integrante da rede referenciada, ao qual pagará diretamente pelo serviço, solicitando posteriormente reembolso à contratada, que o efetuará dentro das condições estabelecidas.

Patologia / Doença
Distúrbio dos órgãos, sistemas ou funções do organismo, que alterem o estado físico do contratante.

Pecúlio
O capital a ser pago de uma só vez ao(s) beneficiário(s) em decorrência da morte do cliente.

Pequenas Cirurgias
Cirurgias que dispensam internação, realizadas, na maioria das vezes, com anestesia local.

PGBL
Sigla que significa Plano Gerador de Benefício Livre. Trata-se de uma modalidade de plano de previdência privada totalmente flexível, em que o participante define o valor e a periodicidade de suas contribuições, podendo deduzi-las da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% de sua renda bruta tributável.

Plano de Seguro
Modalidade de cobertura oferecida nas Condições Gerais. O estipulante elege um ou mais planos das opções existentes.

Prêmio
Importância paga pelo contratante à contratada, na periodicidade prevista no contrato e em contrapartida das garantias oferecidas.

Proponente
Titular que se responsabiliza pelos dados de uma proposta.

Proposta de Seguro
Documento formal e legal que contém as condições contratuais do seguro.

Rede Credenciada / Referenciada
Rede de atendimento composta por prestadores de serviços, pessoas físicas ou jurídicas, habilitadas a atender quaisquer eventos cobertos pelo contrato, que recebem pelo atendimento ao contratante, diretamente da contratada.

Resgate
É o pagamento, total ou parcial, ao cliente ou beneficiário(s), da provisão matemática de benefícios a conceder, durante o período de deferimento.

Segurado Principal
Segurado que mantém vínculo com o estipulante. Nos planos individuais e em grupo, os titulares manterão vínculo direto com a seguradora, assumindo assim a figura do segurado principal.

Seguradora
Pessoa jurídica que assume os riscos inerentes às coberturas do seguro.

Serviço Auxiliar ou Complementar
Procedimento solicitado pelo médico com o objetivo de colaborar ou facilitar a recuperação da saúde, ainda quando tal procedimento não seja realizado por médico.

Sinistralidade
Percentual de utilização dos serviços (despesas) sobre o valor pago ao seguro (prêmio).

Tabela de Honorários Médicos e Hospitalares
Relação de procedimentos médicos valorizados através de quantidades de unidades de serviço, vigente na contratada para efeito de cálculo do pagamento das respectivas coberturas e reembolsos, devidamente registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos

Taxa de carregamento
É o percentual incidente sobre os aportes pagos, para atender às despesas administrativas, de corretagem e colocação do plano de previdência.

Tratamento
Conjunto de medidas destinadas à recuperação da saúde.

Tratamento Ambulatorial
Procedimento médico ou pequenas cirurgias prestadas a segurados, com atendimento ambulatorial, sem necessidade de internação.

U.S. (Unidade de Serviço)
Valor, expresso em moeda corrente, que servirá de base de cálculo para determinação dos limites de reembolso dos serviços médico-hospitalares previstos nas Condicões Gerais e em seus aditivos.

Urgência
São os casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações do processo gestacional.

VGBL
Sigla que significa Vida Gerador de Benefício Livre. Trata-se de um seguro de vida com possibilidade de acumulação de recursos para o futuro, funcionando, portanto, como um plano de previdência privada.

Vigência do Contrato
Contagem de tempo desde a data inicial de assinatura do contrato, podendo considerar os períodos de dois ou mais planos equivalentes, quando sucessivos numa mesma operadora, independente de eventual alteração em sua denominação social.

Vigência do Seguro (início e período)
Começa a partir de zero hora do primeiro dia do mês de pagamento da primeira fatura e se estende por doze meses, com renovação automática.